A Freguesia de Santiago Maior é constituída por cerca de 2558 habitantes, na sua grande maioria idosos. Dentro desta pequena Comunidade verificam-se carências a vários níveis, tais como familiares, económicos e sociais.
Esta Instituição, de certa forma, apoia ações preventivas dos fatores de exclusão, com vista à promoção e bem-estar dos residentes na Freguesia de Santiago Maior.
A melhoria das condições de vida, desta comunidade é uma das partes mais importantes do processo de desenvolvimento, e tenta auxiliar dentro das respostas possíveis que por vezes não são as que as pessoas procuram.
É de extrema importância a participação da comunidade nas atividades que são promovidas, pois estas são realizadas tendo em vista a promoção do associativismo, que cada vez menos é praticado.
Neste contexto social e de missão a Instituição, preocupada com o crescente envelhecimento da população e, na senda das diretrizes das políticas dirigidas aos mais idosos, pretende aumentar o número de utentes nas diferentes valências – apoiando um total de cerca de 80 idosos na Freguesia de Santiago Maior.
A instituição para além dos serviços direcionados aos idosos, dispõem também de um conjunto de respostas sociais que visam os mais novos, através das respostas sociais da Cantina Social e Apoio Alimentar.
Assim as atividades atualmente na Instituição e, incluídas no âmbito do Sistema da Gestão da Qualidade são:
-
Serviço de Apoio Domiciliário: A instituição tem capacidade para 42 utentes , presta os seguintes serviços:
-
Prestação de serviços individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos ou famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária, contribuindo para a sua permanência no ambiente familiar em condições de conforto e autonomia, bem-estar e segurança e por conseguinte, a melhoria da sua (e respectivas famílias) qualidade de vida,
-
Centro de Dia: A instituição tem capacidade para 22 utentes , presta os seguintes serviços:
-
Resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. Conjuntamente fomentam-se as relações interpessoais ao nível dos utentes e destes com os outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento;
-
Estrutura Residencial de Idosos: A instituição tem capacidade para 34 utentes , presta os seguintes serviços:
-
É uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento colectivo, num contexto de “residência assistida”, para pessoas com idade correspondente a idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos.